quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A cultura do não ao novo


É engraçado como as pessoas se mantém apreensivas perante a coisas novas, em vários segmentos diferentes. Hoje isso é muito forte ainda com relação à música, comida, outras pessoas, séries e principalmente no meio literário. Nos últimos tempos as pessoas estavam já com pedras e paus nas mãos para qualquer tipo de lançamento que havia um youtuber envolvido. Eu passei um tempo distante desse meio e agora que voltei parece que a situação é ainda pior.



O estopim para eu começar esse texto foi a divulgação do novo livro da Luiza Trigo com a Klara Castanho, e sério, fiquei assutado com os tipos de comentários...




Eu não consegui ficar quieto e comentei. E vi alguns comentários bons também:



As pessoas estão querendo ser cada vez mais imediatistas e donas da opinião. Você não precisa nem é obrigado a ter um posicionamento sobre tudo o que você vê na sua timeline seja lá qual for a rede social. Além de que querer falar sobre um livro (no sentido de como ele é, bom ou ruim) sem ao menos ter lido é bem desrespeitoso com o autor e até com a editora ou o site que fez a notícia que fica cheio de comentários negativos em seus posts.

Vejo que hoje o grande motivo dessa resistência aos livros teens ou de youtubers que estão vindo (e vão continuar a serem lançados) faz parte da cultura do não ao novo. As pessoas não conseguem entender que só por elas não gostarem de um tipo de conteúdo outras pessoas não podem gostar e consumir também, só partindo do pressuposto que estão ali consumindo esse tipo de cultura a muito mais tempo do que esse novo público que está aparecendo. Muitas vezes como acontece quando o filho pega o pai ou a mãe, até mesmo a avó ou avô assistindo um vídeo no celular ou mexendo em suas redes.

O que eu estou querendo dizer é que muita gente está indo além do é culpa do mercado literário ou criticando por serem youtubers. As pessoas estão criticando só pelo motivo do livro que está sendo lançado dentre muitos outros é um livro que sai da sua zona de conforto, é um livro que "provavelmente" ela não vai gostar e está dizendo isso sem ler o livro e só porque a pessoa não é um escritor de verdade.

Para finalizar eu só queria deixar aqui mais duas coisas, e espero que as pessoas que precisem ouvir isso estejam lendo esse post: ser youtuber pode ser uma profissão sim se for levada a sério. E qualquer pessoa é um escritor em potencial desde que saiba escrever e organizar suas ideias de maneira a virar um livro, ok?

Obrigado por lerem e até o próximo post. 😃

Foto: Liara Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo